Renovação de Reconhecimento Portaria nº 376 de 5/11/20 em 6/11/20
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
O Curso
O curso de Engenharia Elétrica – Eletrônica tem como objetivo, buscar em consonância com os diretrizes da Instituição, dar aos seus alunos uma formação generalista na área tecnológica de sua especialidade, bem como humanista, crítica e reflexiva, dando condições para que o aluno tenha capacidade de desenvolver-se intelectual e profissionalmente de forma autônoma e permanente, tornando-o capaz de contribuir para o desenvolvimento da sua região e o bem-estar e qualidade de vida de seus cidadãos e também torná-los aptos para ingressar em um mercado de trabalho globalizado, dinâmico e competitivo.
Desta forma o curso de Engenharia Elétrica - Eletrônica da IES buscou um ensino de qualidade, através do seu corpo docente, infraestrutura física adequada, laboratórios modernos, diversidade de oferecimento de equipamentos de campo, promoção de visitas técnicas, realização de ciclos de palestras e atualização de práticas de informática a fim de formar um profissional egresso apto a desenvolver atividades de projetos e execução nas diferentes especialidades do curso.
O curso prepara o egresso para atuação no mercado de trabalho, atuando nas diversas áreas de competência da Engenharia Eletrônica tais como: Projetos, construção e manutenção de sistemas eletro – eletrônicos, sistemas analógicos e digitais, sistemas de controle e automação, sistemas eletrônicos de medição, instrumentação eletrônica. O egresso poderá atuar ainda na área de telecomunicações em sistemas de comunicação.
As Atividades Principais
Projetar, construir e manter sistemas eletro-eletrônicos de baixa potência;
Projetar, construir e manter sistemas Eletrônicos analógicos e digitais;
Projetar, construir e manter sistemas eletrônicos de controle e automação;
Atuação na área de Telecomunicações em sistemas de comunicação;
Projetar e construir hardware destinado a sistemas computacionais;
Projeto de instalações elétricas de baixa potência.
O Mercado de Trabalho
O profissional na área da Engenharia Eletrônica, dentro das suas competências, pode atuar em industrias de sistemas e equipamentos eletrônicos, empresas de projetos eletrônicos, empresas comerciais de equipamentos eletrônicos, na área da eletromedicina, empresas de telecomunicações, instituições científicas e de pesquisa. Estas áreas estão em constante evolução tecnológica em função das exigências do mercado, o que proporciona ao egresso oportunidades de atuação em novos mercados e conhecimento de novas áreas tecnológicas.
As Práticas
Laboratórios de Física e Química, de Eletrônica Analógica, de Eletrônica Digital, de Circuitos Elétricos, de Microprocessadores, de Sistemas Digitais, de Conversão Eletromecânica de Energia, de Instrumentação e Controle. Laboratórios de Informática com Internet e disponibilidade de variados softwares nas plataformas Windows, Linux e outras;
Visitas Técnicas;
Monitoria;
Iniciação Científica;
Acordos de Cooperação de Estágios com Empresas;
Estágios no exterior através de convênios com Universidades estrangeiras;