O Setor de Produção Intelectual é responsável pelo recolhimento e indexação das publicações científicas de todo o corpo docente do UNICEUG, com o objetivo de organizá-las e facilitar a divulgação, principalmente daquelas obtidas a partir das atividades acadêmicas realizadas com os alunos regularmente matriculados, bem como o de disponibilizá-las para as avaliações de cursos e do Centro Universitário.
As informações são recolhidas, periodicamente, organizadas e catalogadas por autor e curso. Reúnem-se informações classificadas em: livros, capítulos de livros, artigos científicos em revistas indexadas, periódicos científicos ou suplementos de divulgação científica, apresentações de trabalhos científicos, traduções, produções intelectuais depositadas, produções artísticas e produções técnicas.
As atividades desenvolvidas no setor de Produção Intelectual, proporcionam a atualização do conhecimento na própria Universidade, tornando-o acessível à comunidade acadêmica e à sociedade.
A Produção Intelectual do Corpo Docente e Discente emerge como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento acadêmico, científico e cultural das instituições de ensino superior. Essa produção é intrinsicamente vinculada às diversas atividades acadêmicas desenvolvidas ao longo dos cursos, tais como os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), as Atividades Práticas Supervisionadas (APS) e os Projetos Integradores Multidisciplinares (PIM). Essas iniciativas, longe de serem apenas instrumentos avaliativos, desempenham um papel central na consolidação do processo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo que contribuem de maneira significativa para a ampliação do conhecimento nas diferentes áreas do saber.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), por exemplo, constitui-se como uma oportunidade ímpar para que o discente aprofunde suas reflexões em torno de uma problemática específica, conduzindo uma investigação que articule teoria e prática, método e análise crítica. Ao longo desse processo, o estudante não apenas fortalece sua capacidade analítica, como também contribui diretamente para a produção de conhecimento novo, ampliando as fronteiras de sua área de estudo. O papel do docente como orientador nessa jornada é de extrema relevância, oferecendo suporte epistemológico e metodológico, garantindo que o resultado final seja de excelência acadêmica e de relevância científica.
As Atividades Práticas Supervisionadas (APS), por sua vez, proporcionam uma conexão intrínseca entre a teoria abordada em sala de aula e a prática profissional com a comunidade. Essas atividades, supervisionadas por docentes especializados, permitem que os estudantes apliquem o conhecimento adquirido em cenários reais, promovendo a integração entre o saber acadêmico e as demandas do mercado de trabalho e da sociedade. Além disso, essas práticas geram insumos valiosos que podem ser convertidos em relatórios, artigos e outros produtos acadêmicos, ampliando a visibilidade da produção intelectual gerada nesse contexto.
Os Projetos Integradores Multidisciplinares (PIM) assumem uma importância particular ao promoverem uma abordagem holística do conhecimento. Ao reunir diferentes áreas do saber em torno de um mesmo projeto, esses programas incentivam a colaboração entre docentes e discentes de distintas disciplinas, gerando uma produção intelectual que reflete a complexidade e a interconectividade do mundo contemporâneo, incluindo a resolução de problemas. A partir dessa dinâmica colaborativa, as soluções propostas tornam-se mais robustas e inovadoras, consolidando-se como contribuições relevantes para a sociedade e para o avanço das pesquisas em áreas interdisciplinares.
A produção intelectual derivada das atividades acadêmicas — seja através dos TCCs, das APS ou dos PIMs — reflete o compromisso o UNICEUG com a formação de indivíduos críticos, capazes de gerar conhecimento e inovação. Esse processo contínuo de criação e disseminação de saberes reforça o papel do Centro Universitário como agentes transformadores da sociedade, impulsionando o progresso científico e cultural.